quarta-feira, 20 de maio de 2009

uso do blog na educação



Olá, prezados alunos! Após visualização dos slides comente como o uso do blog pode ampliar os canais de comunicação entre escola,professor, aluno e comunidade.
Abraços,
Aristóteles
período de 20/05/2009 a 01/06/09.

29 comentários:

  1. Com a participação destes num projeto desenvolvido pela escola e professores potencializando o conhecimento, a escrita, a leitura e a reflexão dos alunos envolvidos aos comentários no blog, bem como a comunidade local para perceber, opinar, sugerir temas, contextualizar e se envolver com atividades e problemas tanto escolares quanto de outra ordem, instituído local, nacional ou mundialmente postados ou não no blog. Logo, diante dessa ferramenta virtual de comunicação direta (blog), amplia-se a divulgação dos projetos, dos eventos e das reuniões escolares, das atividades dos professores, das ações pedagógicas anuais, com direito a participação dos pais e da comunidade em geral sugerindo pautas para participação escolar junto com a comunidade, trocando informações, esclarecendo eventuais problemas, relatando depoimentos entre escola, pais, professores, alunos. Portanto, o que se apresenta em voga hoje é partipar, comunicar, se inserir e ser autor do conhecimento, assim, ampliados com a interatividade promovida pelos blogs.

    ResponderExcluir
  2. Com a participação destes num projeto desenvolvido pela escola e professores potencializando o conhecimento, a escrita, a leitura e a reflexão dos alunos envolvidos aos comentários no blog, bem como a comunidade local para perceber, opinar, sugerir temas, contextualizar e se envolver com atividades e problemas tanto escolares quanto de outra ordem, instituído local, nacional ou mundialmente postados ou não no blog. Logo, diante dessa ferramenta virtual de comunicação direta (blog), amplia-se a divulgação dos projetos, dos eventos e das reuniões escolares, das atividades dos professores, das ações pedagógicas anuais, com direito a participação dos pais e da comunidade em geral sugerindo pautas para participação escolar junto com a comunidade, trocando informações, esclarecendo eventuais problemas, relatando depoimentos entre escola, pais, professores, alunos. Portanto, o que se apresenta em voga hoje é partipar, comunicar, se inserir e ser autor do conhecimento, assim, ampliados com a interatividade promovida pelos blogs.

    ResponderExcluir
  3. Com a participação destes num projeto desenvolvido pela escola e professores potencializando o conhecimento, a escrita, a leitura e a reflexão dos alunos envolvidos aos comentários no blog, bem como a comunidade local para perceber, opinar, sugerir temas, contextualizar e se envolver com atividades e problemas tanto escolares quanto de outra ordem, instituído local, nacional ou mundialmente postados ou não no blog. Logo, diante dessa ferramenta virtual de comunicação direta (blog), amplia-se a divulgação dos projetos, dos eventos e das reuniões escolares, das atividades dos professores, das ações pedagógicas anuais, com direito a participação dos pais e da comunidade em geral sugerindo pautas para participação escolar junto com a comunidade, trocando informações, esclarecendo eventuais problemas, relatando depoimentos entre escola, pais, professores, alunos. Portanto, o que se apresenta em voga hoje é partipar, comunicar, se inserir e ser autor do conhecimento, assim, ampliados com a interatividade promovida pelos blogs.

    José Wellington; Geografia do 6 período.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. O uso do blog pode ampliar os canais de comunicação entre escola,professor, aluno e comunidade na medida em que os encontros se tornam mais cômodos, não acontece apenas presencialmente. A comunidade tem um endereço prático para conhecer e se comunicar com o professor, o aluno não fala com o professor apenas na sala de aula e o professor pode estender suas aulas e mostrar seu trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Os slides nos mostra toadas as funções de um blog e também como utiliza-lo de forma adquequada. A interatividade proporcionada pelo blog ajuda os professores a se relacionar com os alunos, tirar dúvidas, esclarecer conteúdos etc. Assim o blog trona-se um instrumento a mais na relação ensino-aprendizagem. Na atualidade acredito que pouicos alunos não se interessariam pelo instrumento, que serviria tanto de suporte como de interação entre professores, alunos, pais e comunidade.

    ResponderExcluir
  6. Aline Morgana Guilhermino14 de junho de 2009 às 17:16

    Há muito tempo discutimos a importância de fazer de nossos alunos agentes participativos no processo ensino-aprendizagem. O problema é que a maneira clássica de ensinar torna isso bastante difícil, mesmo não podendo ser totalmente descartada.
    Já que a modernidade trouxe tanta novidade em termos tecnológicos, e nossas crianças e jovens estão completamente atualizados nesse respeito, devemos sim usar desse meio com objetivos educacionais.
    O blog é um instrumento excelente porque atende às necessidades evolutivas da nossa sociedade. Ele está sempre sendo atualizado, e o melhor, faz de todos os envolvidos partes ativas, onde pode-se elogiar, criticar, complementar e sendo assim, construir conhecimento, mesmo que a pessoa não seja professor ou aluno, pois toda a comunidade pode participar.
    É por isso que a conclusão é que nós professores precisamos nos preparar para a nova maneira de aprender que agora surge, e dessa forma, conseguir realizar um trabalho educativo pleno, já que quando você participa da construção do conhecimento, os resultados não serão momentâneos, eles se perpetuarão.

    ResponderExcluir
  7. O uso desse recurso ilimitado que é a internet nos trara uma infinidade de opções e conhecimentos, com uso do nosso blog teremos uma indentidade própria em relação as informações uma vez que ao pesquisar no blog de alguem automaticamente daremos o onus da informação ao mesmo ou seja teremos um blog como fonte de pesquisa e a medidada que as informações forem corretas ou errôneas continuaremos ou não a pesquisar no mesmo. com isso a credibilidade do autor do blog sera sua carta de recomendação por que não basta escrever temos que escrever com embasamento. Marcio José Mendes da Rocha

    ResponderExcluir
  8. Utilizar o blog é aparentemente difícil, sobretudo como um desprendimento da forma tradicional de ensino. Mas essa reflexão é completamente errônea. A inserção do blog como suporte (assim como outros suportes) de ideias, intervenções, faz com que o aluno, o professor, a comunidade se integrem e cresçam em cima de suas discussões que,antigamente não saíam da sala de aula, das típicas e antiquadas salas de aula.
    Além disso, o blog não é usado para tornar o ensino tradicional intinto, mas para inovar no campo de conhecimento adiquirido desse ensino, com práticas de comunicação, leitura, escrita, incentivo crítico etc.
    Para atender essas necessidades de inovação é preciso que haja toda uma preparação do profissional nesse ramo da tecnologia.

    ResponderExcluir
  9. Utilizar o blog é aparentemente difícil, sobretudo como um desprendimento da forma tradicional de ensino. Mas essa reflexão é completamente errônea. A inserção do blog como suporte (assim como outros suportes) de ideias, intervenções, faz com que o aluno, o professor, a comunidade se integrem e cresçam em cima de suas discussões que,antigamente não saíam da sala de aula, das típicas e antiquadas salas de aula.


    Além disso, o blog não é usado para tornar o ensino tradicional instinto, mas para inovar no campo de conhecimento adquirido nesse ensino, com práticas de comunicação, leitura, escrita, incentivo crítico. Para atender essas necessidades de inovação é preciso que haja toda uma preparação do profissional nesse ramo da tecnologia etc.
    Para atender essas necessidades de inovação é preciso que haja toda uma preparação do profissional nesse ramo da tecnologia.

    ResponderExcluir
  10. Utilizar o blog é aparentemente difícil, sobretudo como um desprendimento da forma tradicional de ensino. Mas essa reflexão é completamente errônea. A inserção do blog como suporte (assim como outros suportes) de ideias, intervenções, faz com que o aluno, o professor, a comunidade se integrem e cresçam em cima de suas discussões que,antigamente não saíam da sala de aula, das típicas e antiquadas salas de aula.


    Além disso, o blog não é usado para tornar o ensino tradicional instinto, mas para inovar no campo de conhecimento adquirido nesse ensino, com práticas de comunicação, leitura, escrita, incentivo crítico. Para atender essas necessidades de inovação é preciso que haja toda uma preparação do profissional nesse ramo da tecnologia etc.
    Para atender essas necessidades de inovação é preciso que haja toda uma preparação do profissional nesse ramo da tecnologia.

    ResponderExcluir
  11. Os eslaids nos mostra alguns dos objetivos do blog na educação se for usado corretamente,nós enquanto professores temos a ânsia de usar novos meios de comunicação humana sem entedê-los muito bem.E isso pode acontecer com o uso dos blogs, pois para torná-los uma ferramenta pedagógica tem que se ter uma boa visão do do que são blogs, e poder usa-los em favor do aprendizado na escola, para que não se torne apenas mais um instrumento de comunicação.Acredito que o uso do blog hoje pode ser uma poderosa ferramenta sim, para educadores que souber usar corretamente e com finalidades, para tirar dúvidas esclarecer conteúdos etc.assim o trabalho educativo será facilitado com o aluno e tornando o dialogo professor aluno e comunidade mais espontâneo.

    solange vital 2º período de geografia

    ResponderExcluir
  12. Vilma Maria dos Santos F.Lima27 de junho de 2009 às 08:05

    Os slides nos mostra perfeitamente como usar o blog nos canais de comunicação, como vivemos em tempos globalizados, principalmente em mudanças educacionais, nos educadores, devemos nos adaptar essas novas construções de conhecimento.Pois sabemos que hoje nossos educandos não estão mais engolindo o que lhe propõem, ¨repasse de conteúdos¨, e o uso do blog é uma alternativa excelente para toda comunidade escolar uma vez que nos professores pregamos para nossos alunos a criticidade, a autonomia e uma democracia responsável, podemos incentiva-los a ser e autor e co-autor de seus próprios textos tornando responsáveis pelos seus próprios atos, que estão exposto no texto para um publico leitor de blogs,sinta a vontade interagir e comentar o que está postado.

    ResponderExcluir
  13. A criação do blog pelo educador contribui para práticas inovadoras no processo ensino-aprendizagem. Acredito que os professores devem investir nesta nova maneira de se comunicar pelo fato de promover a interação, por ser um espaço divertido que aproxima professor e alunos, além de possibilitar reflexões acerca do trabalho desenvolvido pelo professor, pois na medida em que os alunos poderão postar seus comentários, ele poderá refletir sobre suas colocações. Dessa forma, torna-se imprescindível a criação de um blog, a divulgação de trabalhos-sejam eles através de um blog ou não, e as experiências que se adquirem através da interação, para a efetiva busca do saber.
    (Islane Alves da Silva-4º Período/Letras)

    ResponderExcluir
  14. Revolucionar a educação se faz necessário na medida em que precisamos encontrar outros meios que possam atrair a atenção de nossos discentes, que estão extremamente desestimulados com as “velhas formas de dar aulas”, que apesar de ultrapassadas, estão inserida nas escolas do século XXI. Dentro dessa perspectiva, o Blog surgiu como uma eficaz ferramenta que podem ser utilizada no processo de ensino aprendizagem, uma vez que possibilita a interação dos alunos com eles mesmos, dos alunos com os professores, da escola com a comunidade etc. Através dessa ferramenta, o professor pode incentivar os alunos a postarem textos no ambiente, a comentarem o trabalho dos colegas, a pesquisarem outros temas semelhantes ...

    Melqui Zedeque

    ResponderExcluir
  15. Esta ferramenta se usada com a didática e a metodologia correta, tem tudo para ser de sucesso, pois nela seus interlocutores, podem expôr suas experiências, duvidas e sugestões, havendo assim uma comunicação mais interativa entre eles. Com ele (blog) o aluno não se prende apenas as explicações de sala, o aluno corre atrás de novos conhecimento e posta com o seu olhar, na sua perspectiva, fazendo assim o professores e a escola aprender junto com o ele.

    Rafael Ferreira - 7° Letras/Inglês

    ResponderExcluir
  16. Os slides mostram como a construção de um blog é importante no ensino-aprendizagem, pois nos coloca mais próximos dos alunos e dos acontecimentos do mundo.
    As tecnologias revolucionaram o mundo e hoje se tornaram peça importante para uma aula mais dinâmica no processo ensino-aprendizagem, onde professor e aluno interagem na busca do conhecimento.
    Através dessa ferramenta de apoio, o blog, o professor estimula o seu aluno a ser mais crítico, prostando tarefas em seu blog e pedindo que seus alunos comentem e também tenham curiosidade de como fazer um.

    Sirlene Silva.

    ResponderExcluir
  17. Por ser uma novidade inovadora dentro da sala de aula, o blog, pode servir de elo entre os docentes e os discentes de forma enriquecedora se usado de forma adequada dentro de uma didática que envolva os conteúdos ministrados e se usado também interdisciplinarmente entre todos os professores, será de grande ajuda para que os alunos passem a se interessar mais por matérias tidas pelos próprios alunos como decorativas, as quais eles não dão muito valor. Essa interdisciplinaridade pode servir também para ligar os alunos a entender melhor o meio onde vive e refletir sobre as ações humanas.

    Ednaldo Silva

    ResponderExcluir
  18. O avanço das TIC no campo da educação tem criado um paradoxo entre educação informatizada e o real contexto social da maioria dos alunos do sistema público de ensino no Brasil. Claro que o blog é uma importante ferramneta na consolidação das TIC para fins educacionais. No entanto, a masssificação dessa ferramenta pode aumentar o já existente fosso entre o aluno a sua real capacidade de acesso e uso das tecnologias na vida social e educacional.

    ResponderExcluir
  19. O blog é sem dúvida uma ferramenta muito importante, pode dizer que através do mesmo, possibilita aos professores e alunos uma maior interação. Vivênciando uma nova realidade de aprender e expor sua opiniões, experiências, tornando o apredizagem mais dinâmico. Quando usada com a finalidade de produzir e incentivar para a construção do saber, faz-se necessário a utilização dessa nova tecnologia na educação, afim de proporcionar mais uma forma de melhorar e contribuir para a prática docente.
    7°Geografia

    ResponderExcluir
  20. Montar um blog é aparentemente assustador, mas depois que aprendemos a formula é um tanto quanto viciador, o uso do blog aproxima pessoas, opiniões e até mesmo ações, o mesmo pode ser utilizado de varias formas, concetrando um vasto material de conhecimeto, tanto pra a propria escola(conteudos escolares) como também pode ser usado como uma forma de diversão, de descontração, mas sempre deve ser usada de forma coerente e precisa, onde se torne espaço de multiplicação de idéias e ideais, onde possa ser contruido, desconstruido e reconstruido pensamentos inovadores que possa introduzir os pequenos seres a sociedade, então qualquer método que se crie, que seja nesse sentido de crescimento, é válido.

    ResponderExcluir
  21. Maria José Ferreira30 de agosto de 2009 às 10:28

    Os slides mostram quais os passos p/ a construção de um blog e a sua importancia p/ fins educativos, pois com o uso desta ferramenta poderá estreitar a relação ecola/professor/aluno e poderá ainda transformar a metodologia aplicada pelo professor. A partir das postagens, os alunos e os demais interessados poderar opiniar e sugerir, dando a sua contribuição, participando do processo de ensino/aprendizagem e da transformação dos modelos padrões que o sistema persiste em utilizar, que muitas vezes o processo da aprendizagem se torna fragmentado por causa dessas metodologias nada inovadoras que não atende as expectativas da clientala atual.No entenato concordo que temos aqui uma metodologia, interessante, inovada e que utiliza a "linguagem" dos aprendentes do mundo moderno.

    ResponderExcluir
  22. As novas tecnologias estão em todo lugar e mesmo que não percebamos, ela está na escola, na sala de aula, no dia-a -dia dos alunos. Dentro deste contexto, o blog é uma ferramenta muito importante, pois auxilia e amplia a busca de conhecimento.
    Através do blog os educadores podem ser co-autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos. O professor atuando como mediador leva os discentes a alcançarem a autonomia para a aquisição da aprendizagem significativa.
    A grande maioria dos educandos têem contato com a internet,e aqueles que não são familiarizados com esse meio tecnológico,podem ter esse acesso na própria escola,pois boa parte, se não a maioria, das escolas possuem laboratórios de informática, o que está faltando é uma melhor utilização deste espaço dentro das instituições de ensino.A otimização do blog pode tornar esse espaço dinâmico e fonte inesgotável de conhecimento, pois no blog ,além de colocar conteúdos referentes ao dia-a-dia escolar, o professor pode disponibilizar links que tratem de assuntos interessantes e que façam parte do cotidiano dos alunos. A comunidade também pode utilizar esse espaço a fim de conhecer o que está sendo desenvolvido na escola e participar, ativamente, da construção de uma educação inclusiva e de qualidade.
    (Rogeria Paulino)

    ResponderExcluir
  23. É importante observar que as tecnologias que está sempre em inovação tem nos apresentado muitas estratégia tecnológicas para um melhor aprendizado e uma dessa estratégias é o blog que precisa ser mais utilizado na área educativa, pois ele propicia ao aluno e ao professor formas comunicativas que envolvam os conteúdos utilizados pelo professor em sala de aula.

    ResponderExcluir
  24. Na medida em que o professor, a escola, o aluno e a comunidade têm acesso ao mesmo blog cria um laço de relacionamento, onde se é possível manter o contato de forma atrativa e diferente. Como também permite um aperfeiçoamento maior desta ferramenta que é o blog. Comunicando-se continuamente na medida em que for surgindo novas discussões relacionadas a temas diversos. Comunicando-se, ao comentar, através de textos, imagens e vídeos atrativos que desperte o interesse de cada componente que utiliza o blog.

    ResponderExcluir
  25. O uso do blog amplia os canais de comunicação entre escola, professor, aluno e comunidade, visto que, de forma dinâmica compartilha informações, valorizando a produção dos alunos, ultrapassando os muros da escola, construindo uma relação dialética entre quatro eixos básicos para a construção de uma aprendizagem significativa, aluno, professor, escola e comunidade, permitindo o exercício do diálogo, possibilitando a reflexão crítica e a re-interpretação de conceitos e práticas. Portanto o blog é uma ferramenta indispensável nos dias atuais que deve se fazer presente no contexto educativo.

    Andréa Taciana

    ResponderExcluir
  26. O uso do blog como já disse em um outro momento, só vem ampliar a capacidade dos alunos tendo em vista que, em contato com essa inovadora ferramenta, os alunos melhor desenvolvem a questão da escrita, sem falar na leitura que têm que fazer para fazer seus comentários.Contanto, o blog é o espaço ideal para serem desenvolvidas inúmeras habilidades nos educandos, propocionando-lhes uma maior interação com a comunidade escolar e com o mundo.

    Abraços,
    ALCILENE Vieira.

    ResponderExcluir
  27. O blog, do meu ponto de vista, é a ferramenta ideal para aproximar alunos e professores. Posto que é uma ferramenta de uso comum dos discentes. O uso do blog, permitirá ao aluno aprender de forma mais prazerosa e fácil, pois trata-se da linguagem dele, do mundo dele.
    No entanto, os professores, tem que se atentar quanto ao uso da Internet como instrumento de pesquisa. Tendo em vista que o seu mal uso tem prejudicado os educandos, na medida em que estes as fazem por meio do popular "ctrl+c, ctrl+v", os professores terão que começar a alfabetizá-los nesse sentido.
    Além de terem de aprender a ler as informações colhidas na Internet, terão de aprender a fazer, efetivamente, uma pesquisa. O professor deverá ensinar o caminho, e os métodos corretos de pesquisa para seus alunos. Para tanto, deverá acompanhá-los nessa empreitada. De que modo? Estando presente em todas as etapas da pesquisa. Na busca na Internet, na leitura do texto encontrado e na produção do texto do aluno, que seria a pesquisa propriamente dita.
    O aluno tem que compreender que aquelas várias informações obtidas na Internet, são apenas recursos para a realização do trabalho, da pesquisa, e que o intuito da mesma é apenas dar subsídios para a produção do mesmo, e que a sistemática reprodução não oferece resultados satisfatórios.

    "Vamos viajar com nossos alunos. Vamos oferecer-lhes o mundo. A bordo desta nave, chamada Internet."

    ResponderExcluir
  28. o blog perminte uma forte aproximação entre o objeto de estudo,o alunado e seus parceiros no processo de aquisição do conhecimento. A possibilidade de interação facil e dismistificada permite uma aprendizagem significativa e prazerosa alem de estreitar a relação professor X aluno

    ResponderExcluir
  29. A utilização do blog aproximará escola, professor, aluno e comunidade, pois, este disponibilizará para todos as informações que até então seriam restritas a sala de aula, direção da escola e/ou apenas ao professor.
    O uso do blog irá facilitar a comunicação da escola com o professor, aluno e comunidade na medida em que compartilhará conhecimentos permitindo assim receber opiniões, comentários e críticas de todos os segmentos.
    O fato do aluno está acessando o blog da escola ou do professor irá acarretar na autonomia do aluno para com o conhecimento, pois, estará a partir de se mesmo buscando conhecer, lendo determinadas curiosidades, vídeos, músicas, etc.
    Desta forma o blog como instrumento de divulgação, informação, compartilhamento de idéias e pensamentos será de fundamental importância para a interação e comunicação da escola, professor, aluno e comunidade.

    ResponderExcluir