quarta-feira, 20 de maio de 2009

Blog - Sete motivos para o professor criar um blog



A partir do vídeo sete motivos para o professor criar um blog analise como a criação do blog pelo educador contribui para práticas inovadoras no processo de ensino-aprendizagem, navegue nas postagens dos colegas e comente suas reflexões.
período de 20/05/09 a 01/06/09
Abraços,
Aristóteles

25 comentários:

  1. As práticas inovadoras tem a tentativa de ampliar o conhecimento com vista à interação e aproximação de idéias, bem como unir o saber entre escola, professor e aluno diante das problemáticas sociais que, sobretudo envolvem o discurso didático. Usando-se do poder da escrita para composição e análise dos temas postados, o professor com a contribuição do blog poderá instituir, consciente ou inconscientemente, aos alunos a possibilidade de reorganizar e suas idéias e deixar seu posicionamento, que poderá ser ou não visível por outros interessados, diante a problemática proposta, além de contribuir para pesquisas que são realmente interessantes não só em função do ato de comentar, bem como favorecer cada vez mais o desenvolvimento da leitura, da escrita e da análise reflexiva aos comentários. Dessa forma, uma parcela maior da turma ficaria mais interessada pelo modo como o professor envolve pesquisa, interação, conhecimento e debate ampliando ainda mais o desenvolvimento de atividades dentro e fora da sala de aula. Além de estimular outros professores com seus projetos divulgados na rede virtual, caberia salientar a possibilidade de um maior envolvimento interdisciplinar com auxílio do blog diante de um plano de ação entre as materias e seus respectivos professores para que a educação formal de ensino-aprendizagem se envolva didática e construtivamente com a nova tendência e dinâmica social no atual modelo tecnológico.


    José Wellington; Geografia do 6 período.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este vídeo é muito oportuno ao tratar do tempo principalmente para o professor, que nessa perspectiva dinâmica de aprendizado que vivemos não consegue dar a devida atenção aos problemas particulares de cada aluno no tocante ao aprendizado e para resolver este problema, o blog se apresenta como uma boa alternativa e por ser um espaço aberto a todos ainda trás a perspectiva de abrir boas discurções sobre os mais variados temas, dando a todos a oportunidade de expressar suas opiniões em relação aos mais diversos temas e enriquecer seus conhecimentos, pois quem cristaliza conceitos fatalmente se torna ultrapassado inclusive o professor. (Márcio José Mendes da Rocha)

    ResponderExcluir
  3. Comentário acerca do vídeo “Sete motivos para se criar um blog”

    Percebi claramente como é de grande importância, para um educador, nos dias de hoje, criar e manter um blog. Este vídeo não só define o que é um blog como também incentiva que se crie um. Dentre os diversos motivos para se criar um blog apresentados, um me agradou muito: é a questão da diversão, o processo de ensino-aprendizagem se torna divertido através da mediação de um blog e isso é ótimo para a apreensão do conhecimento, é muito bom aprender se divertindo, dá mais vontade, mais ânimo.
    Um dos princípios da educação é oferecer manjares a quem tem fome, e aprender se divertindo desperta uma fome de conhecimento que vem anexa a fome de diversão que já é inerente do próprio ser humano.
    É claro que existem vários outros motivos para se manter um blog: tem a questão da interação que é de grande importância, a diminuição da distância transacional que é maravilhoso, a ampliação e/ou complementação das aulas que contribui muito para o ensino, etc.
    Ficou claro que um professor blogueiro tem uma ferramenta a mais para o trabalho educacional, está por dentro do mundo da técnologia na educação que vem ajudando na evolução do ensino-aprendizado.

    ResponderExcluir
  4. Os slides apresentados deixa bem claro a relação do blog tanto no ensino apredizagem quanto em outras áreas. Na relação professor-aluno, ajuda a melhorar o contato entre ambos e afunilar tal relação. Faz a comunidade ser mais participativa no proceso escolar estreitando os laços existentes entre escola-comunidade e até ampliando essas relações, buscando inserir, compartilhar e expando o conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. A criação de um blog por um professor contribui na relação ensino aprendizagem por ser um canal de comunicação a mais que os professores e alunos teram para interagir sobre os conteúdos abordados nas aulas; por ser um espaço que proporcionará uma maior aproximação entre eles o que gerará também uma maior interação, sem contar que um blog poderá abrir npovos horizontes asser esperimentados pelos alunos, outars fontes , ourtos blogs alguns sites. O trabalho através do blog tem também a fiunção de servir com um instrumento de revisão das aulas, eo melhor os alunos poderam expressar seus comentários. tudo isso acredito facilitará a relação ensino/aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. Aline Morgana Guilhermino14 de junho de 2009 às 18:17

    Dentre os sete motivos alistados no vídeo, creio que os que se destacam são o primeiro e o segundo. Quando um professor cria um blog ele quebra um estigma estabelecido há séculos, o de que ele é uma autoridade inacessível. Através do blog o aluno tem um contato e inicia um comunicação muitas vezes inexiste em sala de aula. Além do que, é um incrível atrativo. Não dá pra negar que em inúmeras ocasiões é muito chato ficar sentado só ouvindo. O blog é totalmente diferente, ele instiga a curiosidade que acaba promovendo a aprendizagem. A linguagem mais comum também deixa o ambiente mais agradável e facilitado, aproximando mais ainda.
    No início o blog era apenas um diário eletrônico que você dividia com o mundo todo, por isso mesmo nunca tive a vontade de ter um. Hoje não, muito conteúdo de qualidade pode ser encontrado, matérias muito boas mesmo. Nesse aspecto meus colegas estão de parabéns. Aos poucos todos nós estamos conseguindo criar um espaço dinâmico de enriquecimento e crescimento cultural. Agora o céu não é mais o limite e o horizonte não é mais só uma linha no fim do nosso campo de visão. Perderam-se as dimensões, pois o conhecimento é infinito e os caminhos também.
    Cabe agora a nós trabalhar no garimpo dos conteúdos, para que sejam realmente nutritivos.

    ResponderExcluir
  7. No contexto em que estamos inseridos e tendo os alunos cada dia mais informado, parece-nos urgente a utilização de outras práticas na sala de aula, a necessidade de mudar, de criar, de inovar... O vídeo trata bem desses motivos e incentiva-nos a seguir nesse caminho. Os nossos alunos pedem por novos metodos, por novas formas de aprendizagem, a sala de aula grita por atenção e mudança. E o blog é uma dessas ferramentas, posto que a internet é algo natural na vida dos discentes, então essa é uma maneira mais fácil e rápida de aproximar o aluno, o professor e a internet.

    ResponderExcluir
  8. Um dos motivos primordiais à criação do blog é principalmente o de criar uma aproximação maior entre o professor e aluno. O professor perde a carcaça de durão, criando um envolvimento maior entre eles, além do mais, o contato acontecerá no horário da aula e, também, em horários complementares. Outro motivo é o do blog servir de suporte e incentivo à interdisciplinaridade, de maneira que o professor se nutre de informações de outros blogs e se posiciona em aceitar mudanças através do conhecimento ou contribuições dos outros colegas, também blogueiros. Isso ocorre através da possibilidade de comentários dos leitores. E o mais interessante é que os comentários estarão visíveis a todos os visitantes. A partir do momento em que o professor aceita essas contribuições, ele melhora o aprendizado e modo de ministrar os conteúdos para seus alunos. Com essa prática ele faz a inter-relação entre professores e seus colegas, alunos e mundo.

    Abraços!! Claudia Gonçalves.

    ResponderExcluir
  9. Vilma Maria dos Santos Ferreira Lima27 de junho de 2009 às 08:48

    Os motivos para se criar um blog é ter intenção de nos fazer contribuir para uma pratica que é almejado por todos primeiro mostra sua logica de organizão;que objeto você pretende alcançar,logo àpos,sua criatividade diante do novo mundo da leitura e da escrita assim consegue estabelecer metas , unido o saber nato com o saber universal trazendo a tona plobematica socias ,sugerindo analíses e comentàrios sobre o que asta postado,favorecndo assim o desevolvimento da leitura ,com reflexão ativas, uma vez que podemos postar conteúdos interdiciplinar interessantissimos.

    ResponderExcluir
  10. Os slides apresentados mostram,realmente, sete bons motivo para o professor criar um blog.é impossível não contatar, nos dias de hoje,que as novas tecnológias são de suma importancia para o processo de ensino-aprendisagem.O blog, por sua vez, possibilita uma ampliaçao dos canais de comunicação entre docente,discente e comunidade.Através do blog o professor pode expor suas práticas pedagógicas,suas opiniões e os trabalhos que estão sendo desnvolvido em sala de aula dando,assim,aos alunos e comunidade,através de comentários postados,a oportunidade de opinarem e contribuirem para o processo de construção do conhecimento.Além disso é uma maneira fácil, eficaz e divertida do professor insentivar aos alunos a pesquisarem e buscarem novas informações,facilitando ainda a relação e a aproximação entre professor e aluno.

    ResponderExcluir
  11. Os comentários dos colegas foram muito pertinentes.Todos teem uma visão bem interessante a respeito da criação do blog.Com certeza a inserção do blog no processo de ensino-aprendizagem será muito proveitosa, pois,na relação de comunicação entre a escola,o professor,o aluno e a comunidade.

    Um grande abrasso a todos!!!!!!!!!
    (Rogéria Paulino)

    ResponderExcluir
  12. Os slides apresentados mostram,realmente,sete bons motivos para o professor criar um blog.É impossível não constatar,nos dias de hoje,que as novas tecnológias são de suma importância para o processo de ensino-aprendisagem.O blog,por sua vez,possibilita uma ampliação dos canais de comunicação entre docente,discente e comunidade.Através do blog, o professor pode expor suas práticas pedagógicas, suas opiniões e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula, dando assim, aos alunos e a comunidade, através de comentários postados, a oportunidade de opinarem e contribuírem para o processo de construção do conhecimento.Além disso,é uma maneira fácil,eficaz e divertida do professor incentiva os seus alunos a pesquisarem e buscarem novas informações,facilitando ainda a relação e aproximação entre professor e aluno.

    ResponderExcluir
  13. O vídeo nos ajuda a entender a importância da tecnologia e da informação no âmbito escolar. Os registros postados no blog podem ser usados para ampliar o conhecimento dos discentes. Acredito que seja uma ferramenta de substancial importância no cotidiano escolar, trazendo informações novas e permitindo a aproximação fora da sala de aula, de professores e alunos, o que torna isso possível é a intimidade que muitos alunos tem com os novos meios de comunicação na internet como msn, orkut e outros saits de relacionamento. Essa nova ferramenta pode ser usada para ampliar a aula, trocar experiências e tornar as aulas mais interessantes.

    Ednaldo Silva

    ResponderExcluir
  14. Aliar a prática docente à construção e manutenção de um blog é sem dúvida, viabilizar a interação entre professor e aluno a partir de uma linguagem conhecida pela maioria desses. É inegável a utilidade do blog nas atividades do professor, desde que haja a possibilidade de acesso a todos os alunos a esta tecnologia. Do contrário, estar-se-á criando uma forma de exclusão daqueles que a sociedade já exclui de muitos dos seus direitos. Logo, compete ao professor mensurar o nível de acesso dos seus alunos a esta ferramenta antes de se lançar na proposta de inovação sem correr o risco de deixar para trás parte de seus alunos.

    ResponderExcluir
  15. Bom, realmente a gama por informações hoje é altissima uma vez que a mesma se encontra tão fácil de ser absorvida, fazer um blog para uso professor aluno é sem dúvidas uma excelente forma de interação, já que muitos são tímidos ,não falam muito em sala de aula, o blog vem como uma nova alternativa para que os mesmos sem constragimento possam pensar e criar. Pena que mesmo com tantos avanços tecnológicos, não são todos que podem dispor destes serviços, principalmente nas escolas, onde seus alunos são de baixa renda, cmom na que eu ensino, e infelizmente não posso colocar em prática tudo que aprendi aqui, quem sabe num futuro próximo eu possa disponibilazar desse serviço tão rico, enquanto isso vou aprendendo mais e mais...

    ResponderExcluir
  16. Este vídeo retrata bem o que é um blog e como é de suma importância criar um, é sem dúvida uma ferramenta inovadora para a relação de apredizagem e interação entre aluno e professor. Na busca por melhores maneiras de tornar o ensino-apredizagem mais dinâmico, o blog é uma possibilidade de construção de conhecimento, permitindo que outras pessoas possam fazer parte dessa comunicação direta na busca de aprender e expor suas idéias. É uma forma divertida de estudar, aprender e socializar esse aprendizado.

    ResponderExcluir
  17. Este vídeo nos revela a importância do uso do blog em sala de aula, no qual o professor faz dele um parceiro na construção do saber. Na medida que o professor posta uma informação, seus leitores (alunos) dão de imediato suas avaliações, comentando e expondo seu ponto de vista, isso faz com que o professor tenha o feedback do que foi passado. Esta ferramenta faz também com que os alunos deixem de ser apenas receptores de informação, tornando-os mantenedores das mesmas e criando uma relação interessante e produtiva com o professor e seus parceiros.

    Rafael Ferreira - Aluno 7º Período Letras/Inglês

    ResponderExcluir
  18. A criação do blog pelo educador contribui para as práticas inovadoras no processo de ensino-aprendizagem na medida em que, promove aos alunos o acesso a vários recursos que possibilitam uma dinâmica diferente nas aulas. A interação é um elemento que atribuo uma atenção especial, por acreditar que os alunos se sentem mais a vontade para expor suas idéias, trocar experiências e refletirem sobre suas colocações. Concordo com Crystal quando menciona que “a sala de aula grita por atenção e mudança”. Acredito que o blog é uma ferramenta imprescindível para dar uma sacudida no ensino, porém faz-se necessário ressaltar que é preciso atentar para o fato de não excluir nenhum aluno deste processo, visando às condições quanto ao acesso.

    Islane Alves da Silva (5º período/Letras)

    ResponderExcluir
  19. Mediante a compreensão do vídeo, percebe-se que ao criar um blog o professor se aproxima do aluno de forma natural, já que a internet esta tão presente no cotidiano das pessoas, e dessa forma o professor pode interligar seu aluno a sua prática pedagógica, a um aprendizado significativo e ao mundo, incentivando-lhe a ir em busca de conhecimentos que o leve a crescer intelectualmente.

    ResponderExcluir
  20. A criação de um blog possibilitará ao professor pesquisador, expor seus trabalhos, conhecimentos na sua área, permitindo assim que os seus alunos tenham acesso e possam até mesmo comentar. Deixando o espaço aberto para discussões, permitindo também que aqueles alunos que costumam ser um pouco mais calados possam expor seu pensamento sem timidez, pois estarão mais a vontade em um ambiente virtual. E assim aprimorando o reconhecimento de seu trabalho como professor por todos aqueles que têm acesso ao blog.

    Raiane Oliveira Teixeira

    ResponderExcluir
  21. Os benefícios de se criar e manter um blog educativo, como uma ferramenta de trabalho são muitos, conforme apresentado pelo vídeo o blog oferece possibilidades de interação, aproximando professor e aluno, permite ao educador refletir sobre suas colocações e opiniões através dos comentários postados, liga o professor ao mundo, pode ser usado como uma ferramenta para ampliar a aula, permite trocar experiências com profissionais da sua área, bem como tornar seu trabalho publico mais visível.
    Dentre todos os motivos que o vídeo apresenta, todos são relativamente importantes e instigadores para a criação e uso de um blog pelos educadores, porém como muito já fora comentado sobre a aproximação na relação professor aluno e ampliação das aulas, podemos destacar o ato de tornar mais visível os trabalhos que são desenvolvidos pelos nossos alunos, pesquisas, seminários, conferências, gincanas, aula de campo e outros mais, pois sabemos quão felizes os alunos se sentem quando seus trabalhos são valorizados e que quantos trabalhos bons nossos alunos produzem e ficam ali entre os muros da escola. Precisamos tornar publica nossas ações para que o nosso aluno se sinta valorizado e vitorioso numa sociedade tão excludente e tão preconceituosa concernente a escola publica e os alunos que dela fazem parte visto que não os filhos da elite.
    Outro aspecto é a troca de informações com outros profissionais da área que só tendem a nos enriquecer, nos fará refletir sobre a nossa prática pedagógica e trocar informações sobre possibilidades novas de se trabalhar no cotidiano, porque compartilhar experiências é necessário, estar sempre atualizado é preciso e estar em constante formação é fundamental na no exercício da nossa profissão.
    “Mestre não aquele que ensina, mas que de repente aprende.” Guimarães Rosa
    Um abraço forte a todos
    Andréa Taciana

    ResponderExcluir
  22. Como bem sabemos, a educação evolui assim como nós evoluimos. Então é propício afirmar que a criação de um blog faz com que o professor abra um leque de oportunidades para o educando e também toda comunidade escolar, melhor interagir e serem construtores do seu próprio saber, possibilitando o aprendizado em um ambiente diferente da sala de aula convencional, tornado a aprendizagem algo prazeroso e instigante.

    Abraços,
    Alcilene Vieira.

    ResponderExcluir
  23. SOLANGE VITAL

    O vídeo nos mostra que a criação do blog é bem mais que uma nova ferramenta, é um espaço onde o professor pode utilizar para discursões e inovações de suas práticas passando assim a construir o conhecimento com a participação do aluno deixando de ser o centro do conhecimento e dando um papel mais importante ao aluno tonando-o construtor de seu própria aprendizagem.O blog pode ser um impotante instrumento nas mãos do professor para inovar no processo ensino aprendizagem e uma das formas de integração e renovação na educação hoje.

    ResponderExcluir
  24. o blog permite uma interação dinamica e prazerosa entre o objeto de estudo,o alunado e seus parceiros no processo de ensino aprendizagem. alem de estimular a leitura o aluno tem a oportunidade se interagir, dando sua contribuiçao,expondo seus conhecimentos de forma sistemática e simplificada postando seus comentários. dessa forma seus conhecimentos podem ser discutido, analisados e criticados por varias pessoas interessadas, participando efetivamente de um conhecimento em construção sujeito a novas intervenções.

    ResponderExcluir
  25. A criação de um blog pelo educador contribuirá de forma muito significante no processo de ensino-aprendizagem visto que irá gerar uma maior interação professor-aluno, pois, o blog irá aproximar ambas as partes.
    Na medida em que o professor passará a escrever sobre os conteúdos, poderá postar no blog e receberá opiniões, críticas e comentários acerca de seus pensamentos podendo assim refletir sobre seus conceitos.
    A partir da utilização de um blog pelos alunos irá criar-se um excelente canal de comunicação entre professor e aluno. Desta forma os alunos interessados poderão aprimorar seus conhecimentos, pois, muitas vezes cinqüenta minutos de aula é insuficiente para o professor abordar todas temáticas que giram em torno de um determinado tema.
    Assim o processo de ensino-aprendizagem tornar-se-á mais dinâmico e divertido na perspectiva da interatividade um fator que atrai jovens e crianças.

    ResponderExcluir